segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Destino ou ação humana?

APRENDER COM BONS EXEMPLOS - TEXTOS DE REFLEXÃO (Grupo III)



A vida é feita de acontecimentos incontroláveis e de consequências imprevisíveis. É, no entanto, a decisão do homem que tem mais peso nos acontecimentos que o rodeiam, mesmo que estas decisões sejam tomadas inconscientemente. Apenas podemos considerar que o destino seja o incontrolável, visto que tudo o resto é resultado da vontade própria do humano e das suas ações. Assim sendo, quase tudo o que pode acontecer a alguém é resultado uma ação própria ou de outrem.

Todos os dias tomamos milhares de escolhas, realizamos milhares de ações, muitas delas inconscientes, e todas elas irão trazer consequências, sejam boas ou más, imperceptíveis ou visíveis. Tomar esta decisão não está destinado, é resultado do livre arbítrio que simboliza a vontade e a sua racionalidade, e, portanto, o que maior influência tem em qualquer vida, seja a do homem com poder ou a do comum mortal, é a decisão, que, embora limitada pelo incontrolável, tem sempre maior força que este. Escrever este texto é um exemplo disto. Eu tenho o poder de decidir escrevê-lo, de decidir os argumentos e exemplos, de decidir o ponto de vista, sendo apenas limitado por uma má ortografia e pela falta de tempo. No entanto, todo o conteúdo deste texto é por mim decidido.

Para além disso, o que normalmente é referido como destino são consequências dos nossos atos, quando estes têm consequências imprevisíveis, seja pela atuação do incontrolável ou pela errada previsão das consequências. Mais, muitas vezes o que não controlamos é resultado da decisão de outrem, sendo, por isso, resultado, mais uma vez, do livre arbítrio do homem. Apenas algumas catástrofes naturais e as leis que governam a realidade é que não são consequências dos nossos atos. Se, certo dia, sair de casa e for atropelado por um condutor embriagado, não existe qualquer força superior em intervenção, se eu tivesse decidido ficar em casa ou o bêbado não beber, eu não teria sido atropelado.

É, portanto, a intervenção humana que mais importância tem na vida humana, sendo o destino algo abstrato e com pouca importância na vida do comum mortal; são as escolhas que têm realmente peso na sua vida e na vida dos que o rodeiam. *
eduardo sousa


*Nota: este texto foi publicado na NOGUEIRA EM REVISTA




  • Também és livre de ficar no mesmo sítio...mas, se fosse a ti, aproveitava para comentar este texto, apoiando ou refutando as ideias defendidas pelo Eduardo Sousa.

 

Sem comentários: