terça-feira, 29 de novembro de 2016

Frei Luís de Sousa, Carta de Madalena


Lembranças

Estivera um maravilhoso final de tarde e eu aproveitara para pôr a leitura em dia e Telmo aparecera. Perguntara-me o que estava a fazer e, no desenrolar da conversa, começámos a relembrar alguns momentos do passado, nomeadamente o meu primeiro casamento com D. João de Portugal, acabando a conversa falando também sobra a minha querida filha Maria. Questionara-me a mim mesma várias vezes onde aquela menina iria buscar tanto conhecimento sobre, por exemplo, a história de D. Sebastião, e esses assuntos típicos de adultos com que uma criança de 13 anos não se devera preocupar.

Frei Jorge chegara lá a casa trazendo notícias de Lisboa, avisando-me que deveria deixar minha casa, pois Luís de Moura e outros governadores queriam instalar-se ali. Manuel falara comigo a sós informando-me de que, devido a tal situação, iríamos partir para a minha antiga casa...a casa de meu primeiro marido, onde vivera com D. João. A princípio a ideia não me agradara nada mas não tive alternativa e, nessa mesma noite, Manuel incendiara a nossa casa e partíramos, juntamente com Maria, para o nosso “novo” palácio.

Custara-me um pouco a habituar-me àquele sítio pois nele estavam presentes imensas memórias do passado, das quais não me agradara nem quisera recordar, mas após um grande esforço, aquela começara a tornar-se na minha casa de novo.
Manuel tivera de ir a Lisboa naquela sexta-feira e Maria quisera ir com ele, pois já há algum tempo lhe prometera levá-la ao convento conhecer a tia D. Joana, e após tantas lástimas lá a deixara ir, apesar de isso implicar ter de passar mais uma noite sozinha, e desta vez, sem a minha filha.

Nesse mesmo dia, Miranda informara-me de que um velho peregrino viera do Santo Sepulcro para me entregar um recado. Pois bem, eu fora falar com ele e o recado que trouxera dizia o seguinte “ Ide a D. Madalena de Vilhena, e dizei-lhe que um homem que muito bem lhe quis…aqui está vivo…por seu mal…e daqui não pode sair nem mandar-lhe novas suas, da há vinte anos que o trouxeram cativo”. Após mais um pouco de diálogo descobrira que aquele de quem o Romeiro falava era o meu primeiro marido, D. João de Portugal. Não queria acreditar, estava para morrer, só pensara na minha querida filha que desonrara e em meu marido, Manuel, qual seria a sua reação ao descobrir tal acontecimento.

Fora a correr para os braços de meu querido Manuel que, após descobrir tal notícia do Romeiro, começara a afastar-me dizendo que o nosso amor não poderia prevalecer nem continuar. Estava prestes a começar o meu pior pesadelo.
Já na igreja de S. Paulo, Maria aparecera, interrompendo a cerimónia, com suas roupas desalinhadas e caídas, a face rosada, os olhos desvairados, num completo estado de alienação, dirigindo-se a mim e a Manuel num completo terror e desespero, falando acerca de D. João, receando que este mesmo lhe tirasse a mãe e o pai que a criaram, e após avistar o homem de outro mundo que tanto receara, caíra morta no chão. Oh minha pobre filha!

E foi a partir desse dia que eu e meu marido D. Manuel nos dedicáramos à vida religiosa que hoje seguimos.

Autora
Mariana Canhoto. 11ºA


Imagens: 
na primeira imagem, Eunice Munoz como Maria e Amélia Rei Colaço como D. Madalena;
na segunda imagem, freiras dominicanas.

Sem comentários: