sábado, 26 de novembro de 2016

Diários - Frei Luís de Sousa

Diário do romeiro 

Depois de tantos anos encontrei minha mulher, visitei-a disfarçado de romeiro e dei-lhe um recado em meu nome, João de Portugal dizendo-lhe que ainda estava vivo e que estava cativo em Jerusalém. Esta ficou apavorada com a perda da honra que ela e sua filha Maria sofreriam se se soubesse que casara enquanto eu ainda estava vivo.
 Mais tarde reuni-me com o meu amigo e fiel servo Telmo Pais, que já mal me reconhecera, depois de 20 anos cativo e de miséria.
 Perguntei-lhe se era verdade que minha esposa tinha gasto tempo e dinheiro, enviando mensageiro para toda a parte. Telmo confirmou-o, nesse momento arrependi-me de ter feito Madalena perder a sua honra, ao contar-lhe que ainda estava vivo. Então ordenei a Telmo para lhe dizer que o romeiro era uma fraude e assim fazer com que a sua vida voltasse ao normal.
 Enquanto conversávamos, ouvi a voz de Madalena chamando por seu marido e eu, ingenuamente, pensei que fosse comigo até que ela chamou pelo nome de Manuel, então eu e Telmo chamámos o irmão conservo e saímos dali.
 Durante a cerimónia disse a Telmo para os salvar enquanto podia. Quando o fiz a pequena Maria reconheceu a minha voz, exaltando-se, e caiu morta no chão.


 Bruno Fonseca 11ºB nº6

1 comentário:

Noémia Santos disse...

Bruno

Trabalho correto, mas algo limitado face ao que a personagem experimenta. Mesmo sem te alargares a invenções, devias dar conta do conflito da personagem, extraído sobretudo do diálogo amargo com D. Madalena e Frei Jorge e - principalmente do confronto com Telmo. Tem que se perceber que ele se sente sem lugar no mundo.