quarta-feira, 16 de março de 2016

Livros



PROJETO DE LEITURA
Identificação Bibliográfica:
Dom Quixote de la Mancha

Nomes do aluno leitor deste livro:
Samuel Ventura  10ºB

Género/Subgénero:
Comédia / Aventura de Cavalaria

Registo (sério, cómico, mordaz, crítico...):
Cómico

Breve síntese:
Esta obra fictícia de Miguel de Cervantes relata as aventura e desventuras de um cavaleiro andante que percorre Espanha na busca de aventuras em nome da sua donzela Dulcineia.O nome deste cavaleiro era Dom Quixote (como indica o título) que antes de se auto-intitular de cavaleiro, era um pequeno fidalgo que adorava ler livros de cavalaria. Essa sua paixão por esses contos levou-o à loucura que, por sua vez, conduziu-o a aventurar-se pelas terras de Espanha sobre o nome de Dom Quixote de La Mancha (que indicava a aldeia de onde vinha).
Ao longo da sua jornada vai conhecendo novos amigos e inimigos que iram estimular a sua aventura louca. Sempre acompanhado pelo seu fiel escudeiro Sancho Pança, Dom Quixote atravessa inúmeras aventuras (e também desventuras) como por exemplo os moinhos que Dom Quixote imaginara como sendo gigantes ou então na luta entre os reinos, na qual o cavaleiro desceu a pradaria para “derrotar” esses seus inimigos.

Porém todas as aventuras chegam a um fim, e no fim deste romance de cavalaria o nosso cavaleiro (depois de voltar a La Mancha e ter recuperado da sua loucura) morre, dando ao seu fiél escudeiro as terras que lhe prometera e aos seus amigos as memórias da sua loucura.

Algumas frases/passagens preferidas:
”(...)quando dom Quixote saiu da estalagem, tão contente e tão garboso, num tremendo alvoroço por já se ver armado cavaleiro, que sua alegria arrebentava até pelas cilhas do cavalo.”  (Página 48)

”-O medo que tens, Sancho, faz com que nem vejas nem ouças direito(...), porque um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.” (Página 125)

“-As histórias que vivi até aqui foram verdadeiras apenas em meu prejuízo, mas minha morte, com a ajuda do céu, deverá torná-las proveitosas para mim.”  (Página 771)

Visão sobre o amor ou outros sentimentos presentes:
Ao longo da história estão presentes vários sentimentos, mas aquele que se destaca sobretudo é o amor. Neste livro o amor que Dom Quixote tem pela sua donzela Dulcineia é a razão que lhe faz continuar em frente na sua jornada ajudando-o a enfrentar as desventuras que este encontra pelo caminho. Por exemplo o verso seguinte indica a “ajuda” que Dulcineia (mesmo sendo fictícia) acaba por dar ao nosso cavaleiro.
Oh, Dulcineia del Tobosco, dia de minha noite, glória de minha pena, norte de meus caminhos, estrela de minha ventura(...)” (Página 178)

Contributos do livro/Reflexão Pessoal:
Este conto levou-me a conhecer mais sobre as viagens dos antigos cavaleiros dos livros de cavalaria mas de uma forma cómica, porém, este livro contém vários momentos interessantes nos quais estão presentes frases e situações que me inspiraram e fizeram-me refletir em certos momentos da minha leitura (como por exemplo a frase referida anteriormente durante a “luta” entre os reinos).
Através deste livro concluí também que ser louco acaba por gerar conflitos ou memórias que são boas de se recordar, como os grandes momentos que o nosso cavaleiro viveu que valeram a pena a sua loucura , ou seja, mesmo que nós sejamos diferentes iremos acabar por criar momentos bons na nossa vida que irão ser bons de se recordar, sejando eles agradáveis ou desagradáveis. 


1 comentário:

Noémia Santos disse...

Samuel

Como sempre acontece, mas havia-me esquecido de reiterar, a vermelho assinalei palavras ou sílabas que tive de alterar, por conterem lapsos ou erros ortográficos. Compara com a 1ª versão do teu texto e regista as emendas, para não voltares a «tropeçar».

Até amanhã
NS