segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Cultura: novas formas de comunicação

Outro contributo

TEMA: preferências culturais dos jovens


PROPOSTA DE GRUPO III
«Assiste-se, progressivamente, à substituição do livro, do cinema, do teatro, das exposições por uma outra forma de cultura, particularmente apreciada pelos jovens, e que é constituída pelo vídeo, pelas magias informáticas, pelos novos modos de comunicar ou de ouvir música»
Bernard Pivot (adaptado)
Num texto bem estruturado, de duzentas a trezentas palavras, apresente uma reflexão sobre aquilo que é afirmado no excerto acima transcrito, relativamente às preferências culturais dos jovens.

TEXTO
               Nos últimos anos têm-se registado o aparecimento de novas formas de comunicação, seja das artes, seja da ciência ou das relações pessoais. Não considero, no entanto, que as outras formas morram só pelo aparecimento de novas, sendo que discordo da afirmação apresentada.
            É facto que o teatro tem sofrido de uma diminuição de audiências, mas o mesmo não se pode dizer do cinema ou da literatura. Sendo que partilham uma grande relação, o sucesso de um traz sempre o sucesso do outo e, com séries literárias adaptadas a filmes a marcarem uma grande importância nas duas indústrias, e sendo a maior parte destes casos direcionados para o público jovem, dizer que estes campos das artes estão a morrer para as novas gerações é falso. Exemplos disso são as séries “Twilight” ou “Hunger Games”, que, sendo direcionados para o público jovem, conseguem ser bestsellers e êxitos de bilheteira em simultâneo.
           Por outro lado, as novas formas de cultura estão dependentes das antigas. Estas novas formas de comunicação divergem, na maior parte dos casos, da literatura e do cinema. Se considerarmos que os meios de comunicação “velhos” usam os “novos” para se promoverem, o aparecimento destes só aumenta a público para a literatura ou cinema. O contrário é também significativo, quando, por exemplo, um videojogo utiliza uma obra literária como sua base (um exemplo é a série “The Witcher”), ou quando estes estão dependentes de boas estórias, com grandes enredos, a literatura marca um papel relevante nesta nova forma de cultura.
          Considero, portanto, que o que acontece na cultura para jovens não é uma evolução à moda de Darwin, mas sim uma evolução sem seleção natural, onde todos beneficiam.
Eduardo Sousa (ex-12ºC)
(Texto escrito no grupo III do teste sumativo)

Créditos da imagem - http://www.infojovem.org.br/

1 comentário:

Anónimo disse...

Tal como o Eduardo, discordo da afirmação apresentada.
Na minha opinião, tal como afirma o Eduardo, os jovens, tal como eu própria, apreciam imenso ler séries literárias de sucesso e até os jovens que não gostam de ler apreciam este tipo de séries quando estas são adaptadas ao cinema. Este tipo de formas de cultura não está a morrer, está apenas a sofrer alterações no modo como é comercializado.
Tenho a acrescentar ao ponto de vista do Eduardo que a única mudança na forma como os jovens apreciam a literatura é que muitos já não compram os seus livros em formato papel mas sim em formato digital, através da Internet. Este facto, ao contrário do que muitas vezes se pensa, não impede o sucesso das obras literárias, traz sim imensas vantagens como a poupança de papel, a diminuição dos preços e a rapidez de compra, as editoras só têm de se adaptar a este novo meio de comercializar os seus livros.

Daniela Felismino nº12 11ºA