Embora os cenários de resposta contemplados no Manual sejam mais pobres do que os contributos das turmas - em especial do 11º A e 11º C - fica como prometido.
Não deixem de complementar, com os esclarecimentos e interpretações dos vários colegas.
Não deixem de consultar as intervenções dos colegas nas sessões. Há trabalhos bem mais desenvolvidos do que estes cenários indicativos.
Algumas provas da vossa sensibilidade e qualidade:
I. 1. «No primeiro parágrafo do poema, o sujeito poético medita sobre a
busca incansável do ser humano pelo conhecimento, da verdade: “
Ser vã toda a pesquisa da verdade”. A luz é vista como a verdade a
alcançar enquanto que o nosso pensamento está englobado pela escuridão,
pela ignorância: “Se é lei, que rege o escuro pensamento”. Apesar disto, o
Homem tenta chegar mais perto da luz, da verdade, com cada novo avanço,
cada “invento” e dispersar a escuridão que o envolve.» JM.11ºA
ou
«A “escuridão” representa a crise existencial pela qual o autor
estava a passar, o facto de não conseguir encontrar as respostas que
tanto procurava (neste caso para um problema filosófico – “qual o
sentido da existência humana”), sendo a “luz” a representante das
respostas e soluções que acabou por não conseguir encontrar. A única
maneira de conseguir a “luz” seria apelando a um Deus.» MR.11ºC
Sem comentários:
Enviar um comentário