TURMA 11º A
Pp. 310; 312-313 do Manual.
DOMÍNIOS:Educação Literária; Leitura; Gramática
Se é lei, que rege o escuro pensamento,
Ser vã toda a pesquisa da verdade,
Em vez da luz achar a escuridade,
Ser uma queda nova cada invento;
É lei também, embora cru tormento,
Buscar, sempre buscar a claridade,
E só ter como certa realidade
O que nos mostra claro o entendimento.
O que há de a alma escolher, em tanto engano?
Se uma hora crê de fé, logo duvida;
Se procura, só acha... o desatino!
Só Deus pode acudir em tanto dano:
Esperemos a luz duma outra vida,
Seja a terra degredo, o céu destino.
Antero de Quental, in Sonetos
Registar dúvidas, observações ou reparos sobre vocabulário, estilo, recursos, ideias-chave, simbologia, interpretação ou Gramática.
Atenção: já há vários ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS AQUI
50 comentários:
Olá, Bom dia!
Espero que estejam bem.
Clarifiquem se tiveram dificuldades - de leitura, de vocabulário, de interpretação, de relação com o que aprendemos sobre as linhas de força da poesia de Antero.
Ou do Grupo II - Gramática.
E...
Sou eu que estou cegueta...ou não chegaram mesmo os trabalhos de - Alexandre, B. Júlio, C. Sousa, C. Monteiro, Diogo, Francisco, Rafael, e Rodrigos?
Bom dia professora, eu mandei mail ontem por volta das 22:30, pode confirmar sff?
Diogo Sequeira
Bom dia, professora.
É possível facultar as respostas ao formulário para compararmos com as que demos e tentar perceber o que falhou?
Obrigada,
Bruna Roque
Bom dia professora, eu mandei ontem por volta das 22:30 também.
Carolina Sousa
Gostariam que pusessem mesmo dificuldades, incompreensões - há pessoas que não interpretaram nada - limitaram a copiar o que existe nos livros do professor!!!
Estratégia pouco inteligente: quando houver chamadas orais ou exercício sobre o assunto, podem fraquejar, desnecessariamente.
Depois da aula vou ver, Diogo. E aviso-te se não chegou.
O mesmo para a Carolina. Claro que gostava que à noite estivessem a fazer outra coisa que não trabalhos da escola.... mas
Bom dia professora, eu senti alguma dificuldade na parte de interpretação.
Carolina Oliveira
Bom dia professora.
Na pergunta 5, quando referem a "chave de ouro", querem que digamos qual é a única solução para o problema do sujeito poético?
Obrigada.
Ema Conceição nº 12 11º A
Bom dia professora, ontem enviei-lhe o trabalho direto da plataforma.
Catarina Monteiro
Bruna, não vou libertar os cenários hoje, porque ainda há turmas a completar a tarefa.
Iremos corrigir, esclarecer tudo o que tenha sido problemático.
Por exemplo - muitas respostas À uestão 1 são muito lacunares, pouco desenvolvidas e sustentadas.
à Questão............
Também na Questão 5. notei alguma dificuldade - quase só repetem o texto (alguns dos que vi),
Bom dia,professora!
Também senti algumas dificuldades na interpretação do poema especialmente na pergunta 1.
Catarina Martins
Ema e Carolina
Vou referir-me à 5. Depois, Carolina, iremos a outras dúvidas.
Bom dia, tinha a mesma dúvida do que a Ema. Não entendi muito bem.
Beatriz Silva
A noção de «chave de ouro» é aplicada frequentemente nas formas fixas, como o soneto, para se referir a um fecho, uma volta, uma surpresa ou conclusão ou explicação para o desenvolvimento do tema.
Assim...
como se lembram nos sonetos de Camões e nos outros de Antero, normalmente no último terceto, surge um MAS ou um APENAS ou SÓ ou SOMENTE ... etc, para percebermos que ali está uma conclusão, uma saída possível, uma via diferente de entendimento.
No caso, vejam o dilema do poeta e a saída que aqui surge como possível.
Obrigada professora.
Ema Conceição
Então, uma vez que se aplicam as duas leis e estas não se anulam, a única forma de o sujeito de realizar é através da chave de ouro, correto?
Bruna Roque
Quanto À questão 1. viram as explicações que dei no post anterior sobre a LUZ e a ESCURIDÃO?
Creio que ficou claro. Tem a ver com a simbologia destas duas palavras e com a complexidade da procura humana do Ideal, da Verdade,d da Justiça. Quando puderem vão ver.
Bruna
"Então, uma vez que se aplicam as duas leis e estas não se anulam, a única forma de o sujeito de realizar é através da chave de ouro, correto?"
Não sei se optaria pelo 2não se anulam"; claro que não, são duas facetas do entendimento humano, da sua procura/pesquisa sempre incessante, da inquietação, do não encontrar respostas...
Então, o poeta põe a hipótese de a resposta/a luz/a verdade/o conhecimento ser outro, estar noutro lado.
Isto tem a ver com a faceta de Antero que também referimos, a questão da fé e da metafísica.
Bom dia professora.
Tive dificuldade em interpretar o jogo entre a luz e a escuridão questionado na primeira pergunta da pagina 310 do manual. Será que me podia esclarecer melhor este tópico?
Miguel Teodoro
Vou verificar!
Obrigada, professora!
Catarina Martins
Bom dia professora,
Gostaria de colocar-lhe uma questão sobre Antero. Era Antero de Quental crente em Deus e um pouco diferente dos outros "antifrades" da sua altura? Pergunto isto devido ao desfecho do poema.
Miguel Gomes Matias, 11ºA
Acho que nessa questão deu para perceber mais ou menos a símbologia.
Olhem:
Do que já vi, poucos se referem ao que aprendemos de Antero, à complexidade do seu pensamento ou até à relação com os outros sonetos e os esclarecimentos da semana anterior.
A vossa preocupação não pode ser só «despachar isto»... deverão aproveitar para perceber um pouco mais a poesia deste autor.
Já vi que respondeu a esta questão. peco desculpa pela demora da minha Internet.
Miguel Teodoro
Miguel Teodoro
Creio mesmo que não ficou mal a explicação simbólica que dei no post anterior sobre a simbologia da Luz e da Sombra/Escuridão, etc. Fazes assim: quando puderes vais lá ver. Se não ficar claro (vês, claro! = conhecimento), escreves aqui que eu completo.
Então teríamos de ter feito a interligação com os outros poemas? Pensei que seria mais uma análise daquele poema em especifico.
Bom dia professora.
Tive dúvida na pergunta 5,não consegui interpretar nem perceber qual é a ''chave de ouro'' do poema.
Rita Gonçalves
Miguel M.
"Gostaria de colocar-lhe uma questão sobre Antero. Era Antero de Quental crente em Deus e um pouco diferente dos outros "antifrades" da sua altura? Pergunto isto devido ao desfecho do poema."
Como referi no áudio, a questão da existência de Deus, da metafísica, de um uma outra vida/outra luz colocou-se desde cedo, em Antero (ele até pensou ir para padre, em novo).
No final da vida...
estas questões reaparecem com força, talvez pela sua exigência, a busca de um Ideal nunca satisfeito, a procura de respostas não encontradas.
Mas...
Bom dia professora, estive alguma dificuldade na pergunta 3. A meu ver, o recurso expressivo é interrogação retórica, mas depois estive dificuldade em explicar o valor expressivo, como explico? Obrigada, Bruna Cuco 11A
Nada disto, nesta geração, é incompatível com o espírito «anti-frades».
Desde Garrett até Eça há essa diferenciação entre o olhar sobre a Igreja/os conventos, etc. enquanto instituições, com dinheiro e poder, que não fazem o que apregoam e a espiritualidade ou a religião.
Encontrei a sua explicação no post anterior em comentários. Fiquei mais esclarecido.
Obrigada.
Miguel Teodoro
Bom dia professora! Na realização da tarefa apresentei algumas dúvidas na questão 2 relativa ao poema, mas reparei que não fui a única. Reparei também que a professora respondeu a quem tinha a mesma dúvida que eu. Li a sua resposta e agradeço-lhe imenso pela forma como a estruturou, porque estou muito mais esclarecida. Relativamente às restantes questões não apresentei muitas dúvidas.
Aproveito já agora para referir que achei o soneto “A João de Deus” bastante interessante.
Gostaria ainda de saber se é possível facultar também as respostas da gramática, pois não me senti segura em algumas das minhas escolhas.
Obrigada!
Beatriz Júlio, 11.º A
Uma pergunta, a luz está associada ao conhecimento, à verdade. Porém o sujeito poético apercebe-se desde cedo que a procura do ser Humano por esta é inútil no sentido que nunca chegará à luz. Continuará no seu buraco de ignorância englobado pela escuridão, porém um pouco mais próximo da luz com cada "invento". Mais tarde, no último terceto atribuí a Deus e ao pós-vida a única maneira possível da sua "alma" chegar à luz. Acabando com "Seja a Terra degredo, o céu destino.", o destino da luz que Antero dá aqui aos Homens é reconfortante porém descarta o mundo material como um lugar realmente bom de se viver. O que nos diz isto sobre Antero?
Bruna, é de facto uma Interrogação Retórica.
O que é que o poeta pergunta a si mesmo? Como nós fazemos tantas vezes quando não sabemos para onde nos virarmos?
O que há de alma escolher? ou seja que caminho? que respostas? Se cada vez que procuramos, nos sentimos desiludidos?
Assim
Bruna, tem a ver com esses dois lados do pensamento e da Natureza humana - o procurar sempre respostas, sonhos, ideais; e o não achar satisfação, resposta, entendimento, LUZ. Mas, o que é mais interessante, continuar à procura!
Agora ajeita a resposta,no caderno.
João M.
Questão ****** questão para 1 milhão de dólares:
"Seja a Terra degredo, o céu destino.", o destino da luz que Antero dá aqui aos Homens é reconfortante porém descarta o mundo material como um lugar realmente bom de se viver.
O que nos diz isto sobre Antero?
Se me responderes, até 13 de maio (muito a propósito), levas um bónus!
Texto simples, com base nas tuas reflexões e nestas discussões e no áudio e texto de apoio.
Professora, já tinha escrito dois comentários aqui, mas através do telemóvel não os consegui publicar e como tal reescrevi tudo no computador. Agradeço que compreenda a minha demora e agradeço também que verifique se recebeu o meu e-mail, visto que o mesmo foi entregue ontem, às 20:17.
Cumprimentos!
Beatriz Júlio, 11ºA
João
"Então teríamos de ter feito a interligação com os outros poemas? Pensei que seria mais uma análise daquele poema em especifico."
Não era para partir, dissecar - aqui este poema e...agora...o que sei sobre Antero.
Um aluno que tenha tido atenção ao que ouvimos, lemos, percebemos sobre Antero, responde com mais desenvolvimento e entendimento à 1, à 2 e à 5.
Beatriz Júlio e outros que eu possa já não ter reparado. Irei ver com atenção. Depois digo.
Se não vos contactar é porque está tudo bem.
&ª feira ponho os cenários de resposta.
Vão para MATEMÁTICA.
Entendido. Envio-lhe o texto por e-mail até dia 13. Já tenho algumas ideias.
Rita Gonçalves
Questão já respondida.
Beatriz J.
Sim ponho cá a GRAMÁTICA.
Mas olha que no post anterior está uma explicação gigante e revisões sobre o «no-la». Tens mesmo de ver!
Obrigada, João.
Creio que é um desafio à tua altura! Estou muito curiosa por ler a tua reflexão.
Boa semana!
F - F - Umbelino; B. Silva; Dantas; F. Gabriel; Batista; I. Pereira; Paiva; Olim; T. Lourenço.
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