8 de maio
|
Cesário
Verde
Poemas de
Cesário Verde
(Manual
+
lidos por atores e publicados no blogue - como "O Sentimento..." e
"Nós" - sobre a epidemia de 1857-58 ) |
Realizar Questionário de opinião - sobre temática e
linguagem associadas à noção de POESIA
|
|
11-15 de
maio
|
Ler e registar informação, por tópicos: texto Cesário
Verde – o homem e o poeta
Ler texto sobre a Lisboa que viu nascer Cesário
Verde. Fazer síntese no caderno.
ou
Ficha-síntese (em casos indicados) |
Manual,
p.p.316-317
|
|
Esclarecimentos, reflexões, perguntas de verificação
de leitura
|
Sessões
síncronas
|
||
18 a 22 de
maio
|
Ver o vídeo sobre Cesário Verde, a sua época e a sua
poesia
Registar
informação relevante – nomes, datas, características…
|
A
disponibilizar no blogue
|
|
Questionário
de Compreensão do Oral
|
Sessões
síncronas- plataforma a indicar às turmas
|
||
Sintetizar no caderno, informação global sobre
características temáticas e formais da Poesia de CV
|
Vídeo |
||
25 a 29 de
maio
|
Poemas
Ler, sublinhar e tirar apontamentos de:
“O Sentimento dum Ocidental” – parte I
Tomar notas, no caderno, com base nas sínteses do Manual
Realizar o questionário, no caderno
|
Manual, p.
331-332
Sínteses do Manual: pp. 322, 333,339, 340; 341
p. 333
|
|
Correção do Questionário
Perguntas sobre os temas e linguagem do poema e s/ a poesia de CV Esclarecimento de dúvidas Síntese, pelo professor |
Cenários
de resposta
Poema + Sínteses do Manual: pp. 322, 333,339, 340; 341 Blogue |
||
1 a 5 de
junho
|
Ficha formativa – educação literária
|
Manual,
pp. 160. – Grupo I
|
|
Correção da ficha
|
Cenários
de respostas, no blogue
|
||
8 a 12 de
junho
|
Exercício global
|
Plataforma
a indicar
|
|
À maneira de Cesário
- criação de vídeos originais de 30’’ a um minuto:
imagens do real, ilustradas por versos de Cesário Verde
|
Trabalho
criativo – grupos de 3 a 6 alunos
Liberdade de escolha dos versos (de qq. poema de Cesário) |
||
15 a 26 de junho
|
Revisões
Eça de
Queirós /Portugal e os Portugueses
A linguagem queirosiana
Gramática
Publicação
de trabalhos criativos-reflexivos
|
Atividades
várias de revisão e consolidação de conhecimentos
Releitura
e apreciação de textos dos alunos sobre a matéria
Exercícios
selecionados
|
Romance A Ilustre Casa de Ramires
Textos dos alunos publicados no blogue (seleção de) Gramática |
Um espaço para ler, pensar, estudar, debater, escrever, defender causas, fazer perguntas e para partilhar ideias, textos, imagens e músicas.
quarta-feira, 20 de maio de 2020
Cesário Verde - planificação das atividades
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário