segunda-feira, 11 de maio de 2020

Cesário Verde - uma outra Poesia (planificação)


8 de maio
Cesário Verde





Poemas de Cesário Verde

(Manual
+






Realizar Questionário de opinião - sobre temática e linguagem associadas à noção de POESIA
Questionário on-line, no blogue, com resultados

Vê AQUI
Cesário responde a alunos da HN
11-15 de maio
Ler e registar informação, por tópicos: texto Cesário Verde – o homem e o poeta


Ler texto sobre a Lisboa que viu nascer Cesário Verde. Fazer síntese no caderno.
 ou
Ficha-síntese (em casos indicados)
Manual, p.p.316-317



Esclarecimentos, reflexões, perguntas de verificação de leitura
Sessões síncronas
18 a 22 de maio
Ver o vídeo sobre Cesário Verde, a sua época e a sua poesia
Registar informação relevante – nomes, datas, características…
A disponibilizar no blogue
Questionário de Compreensão do Oral
Sessões síncronas- plataforma a indicar às turmas

Sintetizar no caderno, informação global sobre características temáticas e formais da Poesia de CV 

Vídeo
25 a 29 de maio

Poemas
Ler, sublinhar e tirar apontamentos de:
“O Sentimento dum Ocidental” – parte I


Tomar notas, no caderno, com base nas sínteses do Manual


Realizar o questionário, no caderno

Manual, p. 331-332





Sínteses do Manual: 
pp. 322, 333,339,  340; 341

p. 333
Correção do Questionário

Perguntas sobre os temas e linguagem do poema e s/ a poesia de CV

Esclarecimento de dúvidas 

Síntese, pelo professor
Cenários de resposta
  
Poema +
Sínteses do Manual: 
pp. 322, 333,339,  340; 341



PPT de síntese (blogue)
1 a 5 de junho
Ficha formativa – educação literária
Manual, pp. 346-347– Grupo I 
Correção da ficha
Cenários de respostas, no blogue
8 a 12 de junho
Exercício global
Plataforma a indicar
 À maneira de Cesário
- criação de vídeos originais de 30’’ a um minuto: imagens do real, ilustradas por versos de Cesário Verde
Trabalho criativo – grupos de 3 a 6 alunos

Liberdade de escolha dos versos (de qq.  poema de Cesário)
15 a 26 de junho
Revisões

Eça de Queirós /Portugal e os Portugueses



A linguagem queirosiana
Gramática

Publicação de trabalhos criativos-reflexivos
Atividades várias de revisão e consolidação de conhecimentos
Releitura e apreciação de textos dos alunos sobre a matéria

Exercícios selecionados




Romance A Ilustre Casa de Ramires

Textos dos alunos publicados no blogue (seleção de)

Gramática

1 comentário:

Noémia Santos disse...


Critérios para a apreciação das intervenções «on-line»:

- Evidência do cumprimento da tarefa de leitura e seleção de informação
- Pertinência das dúvidas/observações/pedidos de esclarecimento/interação com os colegas e/ou o professor
- Correção linguística e sócio-linguística