terça-feira, 24 de março de 2020

Eça de Queirós, As Cidades e as Serras - Quem é Jacinto?

 Eça de Queirós, As Cidades e as Serras
Quem é Jacinto?
Jacinto vinha de uma família com grandes possibilidades financeiras. Possuíam muitos bens e terras e também um palácio em Paris, “(…) Jacinto nasceu num palácio, com cento e nove contos de renda em terras de semeadura em vinhedo, de cortiça e de olival.”
Jacinto usufruía da possibilidade de estudar, era inteligente e reconhecido pelo saber, “As letras, a Tabuada, o Latim entraram por ele como o sol por uma vidraça.”
 Era tratado por “Príncipe da Grã-Ventura” pelo seu colega José Fernandes, com quem tinha andado nas Escolas do Bairro Latino,em Paris. (ver nota 1)
Era um homem que considerava que a civilização, a cidade, o progresso e os vários saberes eram a chave da felicidade:
“(…) o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado.”

Que mudanças vive?
Jacinto depara-se com um período de tristeza e então decide deixar França e partir rumo a Tormes em Portugal, acabando por se adaptar à vida no campo. Jcinto sofre uma mudança em si tornando-se num Jacinto diferente, “O meu príncipe já não é o último Jacinto, Jacinto ponto final (…)”. Acaba por se casar e ter filhos. A paternidade tornou-o numa pessoa mais responsável. Após os cinco anos em Tormes, Grilo nota que Jacinto tinha estabelecido o equilíbrio da vida.

Semelhanças com Gonçalo?
Inicialmente, Gonçalo e Jacinto criticavam e apontavam os defeitos da sociedade (Gonçalo criticava Portugal e Jacinto criticava França), mas não faziam nada para mudar aquilo que estava errado. Ambos tomam a decisão de se mudarem (Gonçalo parte de Lisboa para África e Jacinto de Paris para Tormes, em Portugal). Posteriormente sofrem Regista-se em ambos uma mudança psicológica que os transforma em pessoas mais conscientes e maduras.
                                                                                                     M. Ribeiro 11ºC

Eça, A Cidade e as Serras- Jacinto e Gonçalo

A I. Vítor, para além de outros tópicos, destacou o seguinte:
 [...]
Que mudanças vive?
Jacinto decide ir viver para Tormes, “Zé Fernandes, vou partir para Tormes.”
Apesar de Tormes ter um ambiente diferente de Paris, Jacinto habitua-se aos ares do campo e começa a construir a sua família, “ E agora, entre roseiras que rebentam, e vinhas que se vindimam, já cinco anos passaram sobre Tormes e a Serra”; “ E, pai de família, principiara a fazer-se monótono”
Jacinto começa a dar mais valor as coisas mais simples. [...]
I. Vítor, 11ºC
Pergunta:
  • Reparem na citação, bem escolhida pela colega:  "E, pai de família, principiara a fazer-se monótono” 
  • E então - a interpretação disto? Quem é o narrador? O que quer dizer com isto?

Sem comentários: