quarta-feira, 8 de junho de 2016

Relatos de Viagem imaginários

 
Relatos de Viagem imaginários a cidades onde nunca se foi ou (ainda) inexistentes. Exercício de escrita criativa inspirado pelo livro As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino




Cidade Futurística


Nesta cidade podemos ter uma visão do como poderá ser o futuro, aquilo por que todos anseiam mas que também alguns receiam saber.

Esta pequena cidade é composta por cerca de dez milhões de habitantes. Podemos considerá-la um lugar pacífico para se viver, pois nunca, em tantos anos de história, houvera um único registo que fosse acerca de algum tipo de crime, o que demonstra que os seus habitantes são civilizados possuindo um bom senso comum.


Ao longo dos anos, a percentagem populacional tem vindo a aumentar e não é só devido às grandes e novas funcionalidades que se têm vindo a descobrir mas também pela nova vacina que fora criada que oferece a imortalidade, dando assim a cada um a possibilidade de parar o crescimento na idade que cada pessoa pretender.


Aqui as pessoas têm igual acesso às oportunidades pela simples razão de não existir dinheiro nem poder, permitindo assim que cada um possa usufruir daquilo que bem necessitar. Não existe um clima próprio, uma das coisas que torna a cidade apta a cada um é o facto de esta ser formada por quatro partes distintas relacionadas com as quatro estações do ano – Inverno, Primavera, Verão e Outono -   permitindo assim que cada um escolha em qual delas prefere viver.
 
Podemos chamar-lhe ‘Cidade Futurística’ pois aqui os carros circulam flutuando por duas vias – subterrânea e à superfície – tendo sido criadas para evitar o trânsito que muitas vezes é sentido nas outras cidades existentes. Para quem costumava andar sempre atarefado ou atrasado fora inventado um engenho que nos permitia voar, podendo assim deslocar-nos de uma maneira rápida e eficaz para qualquer lugar.


Nesta cidade os jovens não passam horas e horas em frente ao computador a jogar, aproveitam o tempo livre para ir dar um passeio pelo jardim, pelo bosque ou pela praia para conviverem com os seus amigos, ficando assim cada vez mais adeptos dos sons da Natureza, visto que todos os meios tecnológicos são silenciosos.

Para os novos habitantes desta cidade, os seus pais podem não só escolher o seu nome como podem esboçá-los de modo a que as suas características físicas estejam de acordo com o que desejam.

 
Ainda existe muito por contar acerca desta cidade mas para tal acontecer, quem o quiser saber, terá que se mover até este belo sítio para o poder apreciar e conhecer.

Autoras
Mariana Canhoto 10A
Márcia Assunção 10A


Crédito da imagem de abertura: http://www.wallpapersxl.com/wallpaper/1366x768/desenho-de-cidade-do-futuro-pap-is-parede-imagens-fotos-307820.html

Sem comentários: