TURMA 11ºC
Acompanha todas as dúvidas e esclarecimentos, mesmo que não seja do soneto que escolheste.
1. Lê os cenários de resposta relativos aos QUESTIONÁRIOS.
2. Confronta com as tuas próprias respostas.
3. Coloca, nos comentários, as dúvidas que persistem, por esta ordem:
1º - A um Poeta
2º Sonho Oriental
3º Oceano Nox
Acompanha todas as dúvidas e esclarecimentos, mesmo que não seja do soneto que escolheste.
Cenários de resposta dos Questionários dos domínios de Educação Literária e Gramática, reproduzidos do Livro do Professor do vosso Manual PALAVRAS 11, da Areal Ed.
A UM POETA (p. 296)
SONHO ORIENTAL, P- 300
OCEANO NOX (P.302)
55 comentários:
Olá! Então? Leiam primeiro, eu espero.
Cliquem e ampliem imagens.
Bom dia professora fiquei um pouco intrigada com a figura do "Inconsciente imortal" no soneto Oceano Nox, pois no início do soneto somos confrontados com um ambiente de inquietação e angústia existencial, isso significa que as suas dúvidas dificilmente vão ser respondidas?
Gostaria também de saber se a relação entre o poeta e o "eu" poético é algo sempre presente nos sonetos de Antero.
Obrigada, Rita Santos 11ºC
Bom dia professora
Tenho uma dúvida na análise do poema Oceano Nox. Na divisão interna eu consegui perceber a primeira parte, mas na segunda parte não consegui desenvolver muito e mesmo com a resolução tenho dúvidas a compreender a lógica. Então na segunda parte o sujeito poético não obtém as respostas que pretendia?
Mariana Ribeiro 11ºC
Olá, Rita.
Primeiro o mais fácil - poeta e «eu» poético são formas sinónimas, usadas para realçar que tal como na narrativa há um narrador para contar a história, na poesia há um sujeito que é uma entidade própria, não se confunde com o autor, ainda que se possa saber que é um poema com pendor autobiográfico.
Certo?
Já respondo À outra questão - mais larga e muito interessante.
Bom dia professora , uma dúvida... podemos então dizer , na pergunta 5 da pagina 302 , que o sujeito poético se identifica com a natureza ? e que se "conforta" nela por serem tão idênticos?
Catarina Tordo 11ºC
«à» e não «À», claro.
Professora, no soneto "Sonho Oriental" na pergunta 2, reparei que na resolução não define muito como o poeta se sente e as suas sencações, e na minha resposta identifiquei algumas.Seria correto afirmar que ele se sentia sonhador, calmo, imaginativo ? Obrigado Martim Miranda.
Rita, vai o resto:
No poema "Oceano Nox", a lógica da 2ª parte decorre do desenvolvido nos 11 versos anteriores; assim: a Natureza - aqui representada por três forças poderosas em termos imagéticos e simbólicos: o mar, o vento e a noite - são o cenário que parece acolher as inquietações, as interrogações do poeta - certo?
As questões, expressas mesmo em perguntas - "Que inquieto desejo vos tortura(...)?/Em volta de que ideia gravitais?" ficam sem resposta: a imensidão natural deixa o poeta com a inquietações que tinha, como se essa imensidão fosse a guardiã, escondesse o «O Inconsciente imortal» - o que não tem resposta e é contínuo e permanente no humano.
De volta, a Natureza só devolve um som - um bramido, uma queixa.
Por isso está lá a adversativa «Mas».
Percebido?
A simbologia de Noite, Mar, Vento poderá depois ser aprofundada. Eu ajudo.
A resposta para a Rita também é útil para a Mariana Ribeiro, certo?
Bom dia professora,
Depois de ler a sua sugestão para a pergunta 4 da pagina 300 continuei a nao perceber, se nao se importar pode me explicar melhor?
Inês Vitor
Sim professora
Obrigada
Mariana Ribeiro
Já percebi, obrigada pelos esclarecimentos a ambas as questões,
Rita Santos
Bom dia professora, na pergunta 4 da página 300, é referido que o enlance dos "o" abertos, "a" abertos e os "i" conferem uma musicalidade expressiva à segunda quadra. Esta "técnica" tem algum nome? Outros poetas também costumam/costumavam utilizá-la?
Raul Terêncio, nº24
Catarina
É isso mesmo:o sujeito poético identifica-se com a natureza e "conforta"-se nela por serem tão idênticos, sim.
Naquela natureza noturna há gravidade, a voz do mar é rouca e trágica, o céu é pesado e nevoento...
Essa Natureza forte, inquieta,noturna é irmã das inquietações do poeta. MAS não dá resposta às suas dívidas, porque são questões de sempre, eternas, irrespondíveis, talvez.
Bom dia professora,
No soneto Sonho oriental não percebo o porquê do verso " O mar com finas ondas de escumilha " ser uma sensação olfativa.
Luana Costa 11ºC
Sensação auditiva, enganei-me professora
Luana Costa
Bom dia professora, no poema "Sonho Oriental" não entendi o simbolismo do elemento textual "leão familiar".
Rodrigo Simões 11ºC
Bom dia professora
Na resolução do questionário do soneto A um poeta na pergunta 5 caracterizam o sujeito poético como sendo apenas otimista. É correto afirmar que este também é lutador, persistente e tenaz?
Mariana Ribeiro 11ºC
Martim
"no soneto "Sonho Oriental" na pergunta 2, (...) na resolução não define muito como o poeta se sente e as suas SENSAÇÕES, e na minha resposta identifiquei algumas.Seria correto afirmar que ele se sentia sonhador, calmo, imaginativo ? "
Sim, Martim, é muito interessante que ligues as sensações - visão, olfato, tato, etc. - ao estado de espírito do poeta - sonhador, absorto, descansado, até irónico ou ligeiro, no último verso.
MAS, ATENÇÃO: quando se pede sensações tem a ver com os 5 sentidos. Certo?
Não confundir com sentimentos ou emoções.
Bom dia professora,
Na análise de poemas tenho dificuldades em perceber o que é pedido quando se fala na estrutura interna do poema, quais são os tópicos atingir quando se coloca esta questão?
Bernardo Luz 11ºC
Exato, obrigado pelo esclarecimento Professora !
Martim Miranda
Bom dia professora.
No soneto "Oceano Nox" aproveitei para relacionar também este tema com a sombra (como referido na semana passada).
Acredito que Antero escreveu o soneto "Oceano Nox" numa fase ou altura da sua vida em que se sente perdido e passa por uma grande crise existencial levantando diversas questões mas nunca obtendo resposta (o que o apoquenta e incentiva a escrever este soneto), como podemos ver nos dois tercetos finais, nomeadamente nos versos 12-14: "Mas na imensa extensão, onde se esconde/O Inconsciente imoral, só me responde/Um bramido, um queixume e nada mais...".
Matilde Richardo
Inês, não te aflijas; repara, a poesia, as palavras são sons, são «música», certo?
Mas há sons que são, digamos, mais musicais - é o caso das vogais, particularmente quando abertas (que se ouvem mais) ou do «i» que é a vogal mais alta, que mais se destaca.
Repara no teu nome e apelido...
Os poetas normalmente para além de pensarem nos sentidos também jogam com a música dos sons.
(...) escreveu este soneto numa fase (...)*
Bom dia Professora, pode me explicar melhor o significado da figura a que Antero se refere a "Tu", no Sonho Oriental.
Gonçalo Frutuoso nº10 11ºC
Boa dia professora, já sabemos que no poema "Sonho oriental" o sujeito poético encontra-se num local exótico. Estou em dúvida se o "leão familiar" no último verso é também um elemento para demonstrar o exotismo ou se tem outro significado.
Obrigado, Diogo Catarino 11ºC
Raul
Viste a resposta À Inês V.?
Bom dia professora
No soneto "Oceano Nox", Antero, com as suas inquietações, pretende demonstrar os dois lados da filosofia e da vida cívica? E o seu universo interior que por um lado procura ideais mas por outro é um soneto de frustação?
Mariana Mendes
Tenho a mesma dúvida.
Thiago Silva
Luana
Questão curiosa - o porquê do verso " O mar com finas ondas de escumilha " ser uma sensação olfativa.
Vais já perceber: lembra Santa Cruz ou Santa Rita ou... as praias que a gente adora e cujas ondas têm frequentemente essa escumilha - branca ou, às vezes, amarelada, na nossa costa, creio que devido ao iodo.
Então - não só se vê, como se cheira, e bem! Não adoras o cheiro do nosso oceano?
Sim professora. Obrigado.
Raul Terêncio
Eu qusi dizer que tenho a mesma dúvida que o Bernardo Luz.
Thiago Silva
Luana
E ainda auditiva, claro! Essa é mais evidente. Mas olha, é uma SINESTESIA pegada - uma só onda carregada de espuma traz-nos visão e cheiro e som...
Bom dia professora
Na pergunta 6 do poema Oceano Nox não poderiamos dizer que tem perguntas retóricas? Tive algumas dúvidas nessa questão.
Daniel Albuquerque
Bom dia professora, no poema "Oceano Nox", o poeta faz referência ao "Inconsciente imortal" na último estrofe. Tive dúvidas ao perceber a referência, ele tenta personificar o mar?
Obrigada, Inês Coutinho 11ºC
Bom dia professora, no soneto "Sonho Oriental" porque é que o sonho de ir para um lugar no "Oriente" com as descrições feitas pelo sujeito poético é uma realidade tão distante?
Raquel Melo
Bernardo
Olha, percebi que não tens aproveitado o material de apoio que tenho posto no blogue. Há um post específico com essa dúvida e a resposta:
A estrutura externa (item 2) relaciona-se com a forma poética específica - o soneto.
Foi feita a revisão que estava agendada? Página 400 do manual (e algumas pp. anteriores para rima, métrica, etc).
A estrutura - ou organização - interna (item 4) tem a ver com a forma como o tema é desenvolvido, como as ideias progridem ao longo do poema. Por exemplo, olha aquele «Mas» no início do último terceto...mostra que vem aí qualquer coisa diferente, certo?
Vê se passas a consultara com mais atenção. Valeu?
Professora, no soneto "Sonho Oriental" pode-se relacionar este tema do sonho do cenário exótico e longínquo com a "luz", funcionando esse paraíso como uma espécie de refúgio de todos os problemas de desigualdade e injustiça social com os quais ele demonstrava uma grande preocupação?
Matilde Richardo 11ºC
Obrigado professora, já entendi
Luana Costa
Bom dia professora,
na pergunta 2, não percebi como é que a descrição "Lambe a orla dos bosques, vagamente, (...)" se aplica a uma sensação olfativa; e o a descrição "o mar com finas ondas de escumilha" associei a uma descrição visual, não auditiva... poderia-me esclarecer pfv?
Matilde, é certo que há aqui muita inquietação e procura de respostas, muita agitação interior.
Nem a noite, nem as forças da natureza - mar, céu, vento - conseguem saciar essa agitação.
Antero mantém essa marca toda a sua existência, porque estava na sua natureza inquieta; mas é certo que para o final se adensam as nuvens...
sou o Tiago Raposo, esqueci me de identificar
Bom dia professora
Na pergunta 5 do Sonho Oriental, a escolha e explicação da obra, fica ao nosso critério, de como cada uma reflete a nossa imaginação e pensamento sobre o poema em estudo; ou na sua opinião acha que existe uma mais correta que as outras? Qual é que a professora escolheria?
Cumprimentos
António Guilherme 11C
Professora, levantou-se-me outra questão, no soneto (...)*
Matilde Richardo
Olá Rodrigo, folgo em ter notícias...
Pois, o simbolismo do elemento textual "leão familiar" é intrigante; claro que o ambiente é uma paisagem sonhada, imaginada - sempre ilha, sempre longínqua e no Oriente...
Há aromas de plantas exóticas, bosques, palmeiras;por que não «um leão» aos pés? (real ou uma pele de leão, usada à época na decoração de casas em cenários exóticos para os europeus).
Fica quase gracioso e leve; é um poema muito diferente dos restante, de facto.
Tiago, a tua é a questão das ondas, certo?
Ó homem, nem pareces um rapaz aqui do litoral: então as ondas não têm som? e cheiro? Para além de serem muito visuais, claro, sempre em movimento...
Vê a resposta que dei à Luana, cf.SINESTESIA, etc.
Diogo - a minha resposta ao Rodrigo serve para ti, certo?
Gonçalo, quanto a
"Pode explicar melhor o significado da figura a que Antero se refere a "Tu", no Sonho Oriental."
Então, cavalheiro, um Sonho Oriental - tem ilha, e Oriente, e é lá longe, e tem palmeiras e luar e cheiros maravilhosos, então não havia de ter um
«Tu, meu amor«?
É um cenário idílico, de sonho de calma, tranquilidade, amor.
Gonçalo - é para onde a gente merece ir - e vai - um dia, depois de passar esta pandemia e aflição toda!
Ok, obrigado professora.
Gonçalo Frutuoso
Mariana Mendes e Thiago
Tinha esquecido.
Não creio. Não tentem pôr à força toda a informação recebida em cada um dos poemas.
O que lá está é o que lá está; não extrapolar.
E Thiago
Para a próxima dá jeito que expliques, exponhas, desenvolvas a tua própria dúvida,sim?
Sim professora a resposta ao Rodrigo está excelente obrigado.
António
Em primeiro, Parabéns pela tua leitura, de longe a melhor que recebi. Tem sido muito apreciada (até está no facebook).
Quanto à questão "Na pergunta 5 do Sonho Oriental, a escolha e explicação da obra, fica ao nosso critério, de como cada uma reflete a nossa imaginação e pensamento sobre o poema em estudo; ou na sua opinião acha que existe uma mais correta que as outras? Qual é que a professora escolheria?"
A ideia é o aluno habituar-se a escolher, a explicar escolhas, lógicas, associações, neste caso entre imagem e texto.
Eu gosto muito do quadro de Monet, mas não o relaciono com o exotismo oriental.
O primeiro é mesmo a capa de um livro de Wenceslau de Morais, um poeta português que viveu no Oriente muitos anos e casou lá e tudo...
Mas talvez para o tema de amor e exotismo, o do meio seja o mais adequado.
Desafio - ir à procura de uma imagem ainda mais sugestiva.
Gostei da vossa participação.
Agora já podem avançar para o TESTE FORMATIVO - GRUPOS I E II.
Qualquer dúvida vão pondo.
Até breve e bom feriado (embora não se dê muito por isso!)
cona
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