TURMA 11º A
1. Lê os cenários de resposta relativos aos QUESTIONÁRIOS.
2. Confronta com as tuas próprias respostas.
3. Coloca, nos comentários, as dúvidas que persistem, por esta ordem:
1º - A um Poeta
2º Sonho Oriental
3º Oceano Nox
Acompanha todas as dúvidas e esclarecimentos, mesmo que não seja do soneto que escolheste.
1. Lê os cenários de resposta relativos aos QUESTIONÁRIOS.
2. Confronta com as tuas próprias respostas.
3. Coloca, nos comentários, as dúvidas que persistem, por esta ordem:
1º - A um Poeta
2º Sonho Oriental
3º Oceano Nox
Acompanha todas as dúvidas e esclarecimentos, mesmo que não seja do soneto que escolheste.
Reproduzem-se abaixo os cenários de resposta dos Questionários dos domínios de
Educação Literária e Gramática, reproduzidos do Livro do Professor do vosso Manual
PALAVRAS 11, da Areal Ed.
A UM POETA (p. 296)
SONHO ORIENTAL, P- 300
OCEANO NOX (P.302)
33 comentários:
Olá, Bom dia!
Leiam primeiro, confrontem e perguntem depois. Eu espero!
Até já!
Bom diad professora, tenho uma dúvida mais geral:
É constante, na obra de Antero, a busca pela perfeição, pela justiça social e pelo Bem, sem nunca se compadecer com a cruel realidade. Estão então os ideais de Antero condenados
ao fracasso, uma vez que nunca serão completamente atingidos pelo sujeito? É esta a razão pela qual se verifica o lado negro de Antero?
B. Roque, 11ºA
Correção: dia* e Estão, então, (...).
Olá, Bruna
N~Claro que quando a exigência intelectual, moral, ética é muito elevada, como acontecia com Antero, é mais fácil não se satisfazer com a realidade - sem+re aquém do Sonho, do Ideal, da Razão, da Justiça...mas
essa insatisfação não leva todos ao desespero, à desolação, ao lado «negro», como referes.
Há indivíduos para quem isso é um estímulo para continuar a luta. a insujeição,o combate poético e cívico.
Certo, muito obrigada!
Bom dia professora,
Eu na pergunta 2 do soneto sonho oriental, eu referi que eram as sensações auditivas, visuais e olfativas que ajudavam o leitor a imaginar o espaço onde se encontrava.
Posso ir por ai ?
Inês Pereira
Antero era um homem doente, com uma sensibilidade extrema e problemas do foro nervosos, nunca claramente identificados. Esse mal-estar, essa debilidade foi-lhe fatal.
Mas, entretanto, e felizmente para nós, pensou, escreveu e interveio de uma forma forte, bela e clara sobre tantos dos nossos problemas. AInda hoje.
Inês, pedi que fosse por ordem. Não leste as instruções??
Bom, mas cá vai:
Sim, não é preciso pôr na mesma ordem. O importante é provares sempre o que afirmas; assim, não deixes no vago - concretiza para cada os EXEMPLOS respetivos.
... concretiza para cada, com os EXEMPLOS respetivos.
Porque é que escolhe Antero de Quental utilizar o soneto para expressar todas estas variadíssimas emoções, do sonho ao amor, da luta ao desespero, etc?
João
Antero - moderno, como vimos,nas ideias sociais, cívicas, culturais e de renovação literária - considerava o SONETO uma forma lírica de eleição, por, a seu ver, ser uma forma fixa que permitia rigor, ordem, unidade entre sentimento e ideia.
O soneto obriga o escritor a uma grande contenção, concentração e rigor na forma de desenvolver a ideia - expor o tema, desenvolvê-lo e, normalmente no último terceto - rematar, criar surpresa ou justificação que funcione como conclusão.
E tudo em 14 versos decassilábicos - nem mais nem menos.
O soneto não é só prisão poética, é uma forma de autodisciplina do pensamento e da escrita.
Bom dia professora, a minha dúvida é relativa à questão 4 do questionário do poema “Oceano Nox”, sobre a estrutura interna. Eu fiz a mesma divisão ou seja uma primeira parte, com as duas quadras e o primeiro terceto, e consegui e interpretar essa parte, mas a segunda, deixei muito incompleto na minha resposta, e mesmo com a resposta do manual, não consegui bem perceber a lógica.
Maria Oliveira 11A
Vou já ver. Já te respondo, Maria.
Partilho da mesma dúvida que a Maria.
Mariana Ferreira 11°A
Também estava em duvida em relação ao que a Maria questionou.
Miguel Teodoro
Maria, a lógica da 2ª parte decorre do exposto e desenvolvido nos 11 versos anteriores; assim: a Natureza - aqui representada por três forças poderosas em termos imagéticos e simbólicos: o mar, o vento e a noite - são o cenário que parece acolher as inquietações, as interrogações do poeta - certo?
Todavia...
As questões, expressas mesmo em perguntas - "Que inquieto desejo vos tortura(...)?/Em volta de que ideia gravitais?" ficam sem resposta: a imensidão natural deixa o poeta com a inquietações que tinha, como se essa imensidão fosse a guardiã, escondesse o «O Inconsciente imortal» - o que não tem resposta e é contínuo e permanente no humano.
De volta, a Natureza só devolve um som - um bramido, uma queixa.
Por isso está lá a adversativa «Mas».
Respondi, Maria?
Maria e Miguel e Mariana.
Vejam se corresponde ao vosso pensamento e dúvida.
Desenvolvimento para futuro, também:
Num dicionário de símbolos (Há na net; posso pôr bom link, porque há muita porcaria, tipo astrologia...)vale a pena ver:
NOITE
MAR
VENTO
São três elementos com uma poderosa carga simbólica para os humanos - a noite como espaço de recolhimento e reflexão, nascimento de ideias; mas mutável e breve; e isso comunga com VENTO e MAR - duas forças em permanente movimento e inquietação, como o espírito humano - o de alguns humanos, pelo menos...
Está tudo? Não há dúvidas?
É por ausência de dúvidas ou de trabalho?
Antero de Quental chama ao poema onde transmite um sentimento mais negativo de "Oceano Nox", segundo o que pesquisei "Nox", significa noite na mitologia romana e "Nix" na mitologia grega, associada à morte e ao caos mas também como uma entidade benéfica que representa a beleza da escuridão da noite. Será que é esta dualidade de ideias que Antero pretende passar com o poema e não apenas a ideia negativa que parece transmitir num primeiro momento? E se sim, então será a isto que Antero quer dizer quando escreve "Inconsciente imortal", dando a ideia que está, estará e sempre esteve ali e em todo o lugar a encobrir com a escuridão, a beleza da noite, a incerteza de todo, todas as coisas?
Professora, sobre o sonho oriental, na pergunta 5 não consegui ver na foto a correção, é basicamente só dizer qual das pinturas o soneto se relaciona.
Inês Pereira
Sim, João
A Noite não é escolhida por acaso, como referi acima e tu aqui refletes.
A noite é sempre um espaço-um tempo dual, contrastivo: de mistério, solidão, ancestralidade, forças obscuras, subconsciente, etc.
MAs é também promessa, cadinho para novas construções, espaço de geração de um novo dia, de claridade.
O poema não não de «negatividade»... é de procura de respostas, de incertezas ,as também de COMUNHÃO COM A NATUREZA.
Respondeu sim! Obrigada.
Miguel Teodoro
Inês,
Era um convite à escrita, À expressão de opinião. Daí que não haja correção.
Inês, já agora - qual escolherias?
Ouviste a leitura do António do 11º C sobre este poema? Ouve!
Emenda, na resposta ao João:
O poema não é de «negatividade»...
Eu escolhi a segunda, mas a terceira caracterizava melhor as aguas brilhantes, mas irei ouvir agora o audio recomendado.
Inês Pereira
Pronto, está na hora.
Obrigada pelas vossas dúvidas e observações.
Boa semana e bom trabalho - o teste formativo tem um soneto um pouco diferente no tema, mas chegam lá.
Irei pedir alguns cadernos - a quem não esteve, claro.
Inês
Foste capaz de descrever e apresentar razões da relação entre o poema e a imagem?
Também podes construir tu a ideia de ilha paradisíaca - as imagens, os sons, os cheiros... a companhia.
Se te apetecer escrever sobre isso (bem apetece, neste tempo) - manda-me a redação, para aqui ou por e-mail.
Entretanto só consegui ler agora, sim respondeu, muito obrigada.
Maria Oliveira
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