- Na próxima semana sairá o horário semanal de aulas/atividades de ensino-aprendizagem para o conjunto das disciplinas de cada turma.
- Sem prejuízo de pequenas alterações que possam existir, deixo aqui o quadro geral para saberem a sequência e a lógica:
- Optou-se pela matéria nova para já, enquanto estão mais frescos e mais longe do exame, deixando para o final as revisões.
- É deixado tempo entre tarefas, para que possam organizar a leitura, a análise e a escrita.
- O e-mail deve ser consultado regularmente, para ver pedidos específicos, marcação de encontros/interações; pedidos a alunos específicos, constituição de parcerias/grupos, etc.
- Os horários, em princípio, manter-se-ão:
- 3ªas feiras, à hora da aula, para cada uma das turmas - dia de terminar e/ou entregar trabalhos, registar dúvidas; ver o que há de novo; registar as novas tarefas...
- Sessão síncrona - 4ª, à 2ª hora da aula, para 11º A e C; 6ª feira à 2ª hora da aula, para 11º B (pedir esclarecimento/ajuda; pôr dúvidas, etc - nos comentários, para todos verem; com recurso a outros meios, sempre que necessário e indicado pela prof.)
DATAS
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MATÉRIAS
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SUPORTES e TAREFAS
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APOIOS
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15-17 abril
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Geração de 70 (revisões)
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Ler os textos do post e da p. 238 do Manual
Responder à questão 5 da página 240, no caderno.
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Manual – pp. 238-239
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Até 21 de abril
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Fazer uma síntese escrita – traços do
retrato de Antero de Quental, com base no vídeo e no texto de Eça – no caderno
Responder às questões 4 e 6 – pág. 292 do Manual
– nos comentários do blogue
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Post “Eça de Queirós faz o retrato de Antero de Quental” ou “Um génio
que era um santo”, pp. 291-292 do Manual
Post Antero de Quental – ‘Junto ao mar’
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21 abril – 22 abril
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Noções de versificação
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Rever e registar no caderno definições de –
soneto; estrofe; métrica; rima; decassílabo; Incipit.
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Glossário – pp. 397-400 do Manual
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Até 28 de abril |
2 Poemas
Ler, sublinhar e tirar apontamentos de dois poemas dos 3 indicados
(Manual)
Colocar dúvidas de análise ou de interpretação –
no blogue
Realizar os respetivos questionários interpretativos, no caderno
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Manual – pp. 296, 300 e 302
“A um Poeta”, “Sonho oriental” “Oceano Nox” |
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29 – 30 abril
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Correção dos questionários
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Tópicos de resposta, no blogue
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Síntese, pelo professor
Esclarecimento de dúvidas
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p. 305 do Manual
Texto-síntese – no Blogue
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5 de maio
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Exercício formativo
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p. 310 do Manual
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6-7 maio
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Correção do Exercício e esclarecimento de dúvidas
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Blogue - comentários
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8 – 29 de maio
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Atividades várias – oficina poética on-line; vídeo
de apoio; ler e gravar poemas; análise e interpretação de poemas; portfolio
fotográfico e poético construído pelos alunos – À maneira de Cesário
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Manual
Blogue
Ensina RTP
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Junho
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Revisões
Eça de Queirós – A Ilustre Casa de Ramires; as personagens
queirosianas Gonçalo-Carlos e Jacinto
A linguagem queirosiana
Gramática
Debate/Reflexão sobre Portugal e os Portugueses
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Atividades várias de revisão e consolidação de conhecimentos
Releitura e apreciação de textos dos alunos sobre a matéria
Chamadas orais
Exercícios
Exercícios selecionados
Trabalho de grupo - Modelo a definir
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Romance A Ilustre Casa de Ramires
Textos dos alunos publicados no blogue (seleção de)
Manual
Textos dos alunos (férias) Artigos Reportagens Publicidade |
(1) Sujeito a alterações/ajustamentos.
Imagem de Cesário - ver créditos -
9 comentários:
No início de maio e no início de junho serão detalhadas as planificações para o mês, com textos concretos a ler, exercícios a fazer, revisões a realizar, forma escolhida para os trabalhos de reflexão final.
Por agora, chega assim.
Professora, nas tarefas em que devem ser feitas no caderno não é preciso lhe enviar?
Resolução dos exercícios do Manual Página 292:
4) Existem diversos momentos em que o autor confessa a sua admiração pela figura que descreve tais como: “Parei, seduzido” e “Deslumbrado”. É também referido o talento de Antero de Quental para a poesia, a sua audácia, imaginação, impaciência e energia. O autor ainda refere que Antero era o melhor a descrever a sua geração: “porque ninguém resumia com mais brilho os defeitos e as qualidades daquela geração”.
6) Alguns dados relevantes sobre a vida e obra de Antero de Quental são: em 1862 ou 1863 ter publicado os seus poemas Beatrice e as Odes Modernas, andou na Universidade de Coimbra (cuja cidade “vivia então numa grande atividade, ou antes num grande tumulto mental), tinha muito conhecimento cultural, demonstrada capacidade para liderar pois comandava uma nova torrente de “ideias, sistemas, estéticas, formas, sentimentos, interesses humanitários”, era rebelde em relação a “todo o ensino tradicional” e uma tremenda inventividade e imaginação.
Ema Conceição nº12 11ºA
Obrigada, Ema.
Antero é uma figura ímpar.
No encontro de 4ª, disponibilizarei breve aula sobre a introdução à sua poesia.
Pág. 292
Ex: 4
O autor indica vários momentos a admiração por uma figura, que neste caso é Antero de Quental. Alguns dos momentos são: “Parei, seduzindo, (…) um bardo dos tempos novos, despertando almas, anunciando verdades.”; “Deslumbrado”; “(…) ninguém resumia com mais brilho os efeitos e qualidades daquela geração, (…), fumegante imaginação, amorosa fé, impaciência de todo o método.”
Ex: 6
Alguns dados apresentados da vida e da obra de Antero de Quental são:
-Braço inspirado
-Bardo dos tempos novos, despertando almas e anunciando verdades
-Publicação da “Beatrice”, em 1862 ou 1863, e as “Odes Modernas”
-Príncipe da Mocidade, porque ninguém resumia com mais brilho os defeitos e qualidades daquela geração
-Pensamento com audácia, inventividade, fumegante imaginação, amorosa fé e uma energia arquejante
-ideias, sistemas, estéticas, formas, sentimentos, interesses humanitários
Beatriz Silva 11ºA, tinha postado em outro post mas não o encontro mais.
Obrigada, Beatriz.
Não te esqueceste de registar no caderno, pois não? Vai fazer falta.
Vê o vídeo e regista a síntese biográfica, no caderno. Se tiveres dúvidas, pergunta.
Bom trabalho e muita saúde!
4) O autor mostra em várias ocasiões que admira a figura que descreve, por exemplo: “Parei, seduzido”, “O homem com efeito cantava o Céu...” e “Deslumbrado”. O autor descreve ainda Antero de Quental como o melhor da sua geração, refere ainda que este tinha ousadia, criatividade, avidez e esforço.
6) Dados relevantes sobre a vida de Antero de Quental:
-1862 ou 1863 publicou Beatrice e as Odes Modernas
-Estudou em Coimbra
-Demonstrar habilidades de liderança dirigindo novas ideias
Carlos Dantas 11ºA
Certo, Carlos, foi positivo teres interpretado por tuas palavras, não limitando às citações.
Mas podes e deves alargar a informação a outros aspetos dos textos. Pode ser no caderno.
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