terça-feira, 14 de abril de 2020

Português 11º - Planificação do 3º período

  1. Na próxima semana sairá o horário semanal de aulas/atividades de ensino-aprendizagem para o conjunto das disciplinas de cada turma.
  2. Sem prejuízo de pequenas alterações que possam existir, deixo aqui o quadro geral para saberem a sequência e a lógica:
  • Optou-se pela matéria nova para já, enquanto estão mais frescos e mais longe do exame, deixando para o final as revisões. 
  • É deixado tempo entre tarefas, para que possam organizar a leitura, a análise e a escrita.
  • O e-mail deve ser consultado regularmente, para ver pedidos específicos, marcação de encontros/interações; pedidos a alunos específicos, constituição de parcerias/grupos, etc.
  • Os horários, em princípio, manter-se-ão:
  • 3ªas feiras, à hora da aula, para cada uma das turmas - dia de terminar e/ou entregar trabalhos, registar dúvidas; ver o que há de novo; registar as novas tarefas...
  • Sessão síncrona - 4ª, àhora da aula, para 11º A e C; 6ª feira à 2ª hora da aula, para 11º B (pedir esclarecimento/ajuda; pôr dúvidas, etc - nos comentários, para todos verem; com recurso a outros meios, sempre que necessário e indicado pela prof.)  
Quadro com a planificação global do trabalho (1)
DATAS
MATÉRIAS

SUPORTES e TAREFAS
APOIOS

15-17 abril






Geração de 70 (revisões)
Ler os textos do post e da p. 238 do Manual


Responder à questão 5 da página 240, no caderno.
Manual – pp. 238-239
Até 21 de abril
Antero de Quental – o homem e o seu tempo



Fazer uma síntese escrita – traços do retrato de Antero de Quental, com base no vídeo e no texto de Eça – no caderno

Responder às questões 4 e 6 – pág. 292 do Manual – nos comentários do blogue
Post “Eça de Queirós faz o retrato de Antero de Quental” ou “Um génio que era um santo”, pp. 291-292 do Manual

Post Antero de Quental – ‘Junto ao mar’
21 abril – 22 abril  
Noções de versificação
Rever e registar no caderno definições de – soneto; estrofe; métrica; rima; decassílabo; Incipit.
Glossário – pp. 397-400 do Manual

Até 28 de abril
Antero de Quental - Poesia


2 Poemas
Ler, sublinhar e tirar apontamentos de dois poemas dos 3 indicados
(Manual)

Colocar dúvidas de análise ou de interpretação – no blogue

Realizar os respetivos questionários interpretativos, no caderno
Manual – pp. 296, 300 e 302

“A um Poeta”,

“Sonho oriental”


“Oceano Nox”

29 – 30 abril

Correção dos questionários
Tópicos de resposta, no blogue
Síntese, pelo professor

Esclarecimento de dúvidas
p. 305 do Manual
Texto-síntese – no Blogue
5 de maio
Exercício formativo
p. 310 do Manual
6-7 maio
Correção do Exercício e esclarecimento de dúvidas
Blogue - comentários
8 – 29 de maio
Cesário Verde
Cesário, à esquerda
Atividades várias – oficina poética on-line; vídeo de apoio; ler e gravar poemas; análise e interpretação de poemas; portfolio fotográfico e poético construído pelos alunos – À maneira de Cesário
Manual
Blogue
Ensina RTP

Junho
Revisões
Eça de Queirós – A Ilustre Casa de Ramires; as personagens queirosianas Gonçalo-Carlos e Jacinto

A linguagem queirosiana






Gramática


Debate/Reflexão sobre Portugal e os Portugueses
Atividades várias de revisão e consolidação de conhecimentos

Releitura e apreciação de textos dos alunos sobre a matéria

Chamadas orais
Exercícios


Exercícios selecionados


Trabalho de grupo - Modelo a definir

Romance A Ilustre Casa de Ramires

Textos dos alunos publicados no blogue (seleção de)


Manual

Textos dos alunos (férias)
Artigos
Reportagens
Publicidade

(1) Sujeito a alterações/ajustamentos.


Imagem de Cesário - ver créditos - 

9 comentários:

Noémia Santos disse...

No início de maio e no início de junho serão detalhadas as planificações para o mês, com textos concretos a ler, exercícios a fazer, revisões a realizar, forma escolhida para os trabalhos de reflexão final.

Por agora, chega assim.

Anónimo disse...

Professora, nas tarefas em que devem ser feitas no caderno não é preciso lhe enviar?

Inês Coutinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Resolução dos exercícios do Manual Página 292:

4) Existem diversos momentos em que o autor confessa a sua admiração pela figura que descreve tais como: “Parei, seduzido” e “Deslumbrado”. É também referido o talento de Antero de Quental para a poesia, a sua audácia, imaginação, impaciência e energia. O autor ainda refere que Antero era o melhor a descrever a sua geração: “porque ninguém resumia com mais brilho os defeitos e as qualidades daquela geração”.
6) Alguns dados relevantes sobre a vida e obra de Antero de Quental são: em 1862 ou 1863 ter publicado os seus poemas Beatrice e as Odes Modernas, andou na Universidade de Coimbra (cuja cidade “vivia então numa grande atividade, ou antes num grande tumulto mental), tinha muito conhecimento cultural, demonstrada capacidade para liderar pois comandava uma nova torrente de “ideias, sistemas, estéticas, formas, sentimentos, interesses humanitários”, era rebelde em relação a “todo o ensino tradicional” e uma tremenda inventividade e imaginação.

Ema Conceição nº12 11ºA

Noémia Santos disse...

Obrigada, Ema.

Antero é uma figura ímpar.

No encontro de 4ª, disponibilizarei breve aula sobre a introdução à sua poesia.

Anónimo disse...

Pág. 292
Ex: 4
O autor indica vários momentos a admiração por uma figura, que neste caso é Antero de Quental. Alguns dos momentos são: “Parei, seduzindo, (…) um bardo dos tempos novos, despertando almas, anunciando verdades.”; “Deslumbrado”; “(…) ninguém resumia com mais brilho os efeitos e qualidades daquela geração, (…), fumegante imaginação, amorosa fé, impaciência de todo o método.”

Ex: 6
Alguns dados apresentados da vida e da obra de Antero de Quental são:
-Braço inspirado
-Bardo dos tempos novos, despertando almas e anunciando verdades
-Publicação da “Beatrice”, em 1862 ou 1863, e as “Odes Modernas”
-Príncipe da Mocidade, porque ninguém resumia com mais brilho os defeitos e qualidades daquela geração
-Pensamento com audácia, inventividade, fumegante imaginação, amorosa fé e uma energia arquejante
-ideias, sistemas, estéticas, formas, sentimentos, interesses humanitários

Beatriz Silva 11ºA, tinha postado em outro post mas não o encontro mais.

Noémia Santos disse...

Obrigada, Beatriz.

Não te esqueceste de registar no caderno, pois não? Vai fazer falta.

Vê o vídeo e regista a síntese biográfica, no caderno. Se tiveres dúvidas, pergunta.

Bom trabalho e muita saúde!

Anónimo disse...

4) O autor mostra em várias ocasiões que admira a figura que descreve, por exemplo: “Parei, seduzido”, “O homem com efeito cantava o Céu...” e “Deslumbrado”. O autor descreve ainda Antero de Quental como o melhor da sua geração, refere ainda que este tinha ousadia, criatividade, avidez e esforço.
6) Dados relevantes sobre a vida de Antero de Quental:
-1862 ou 1863 publicou Beatrice e as Odes Modernas
-Estudou em Coimbra
-Demonstrar habilidades de liderança dirigindo novas ideias

Carlos Dantas 11ºA

Noémia Santos disse...

Certo, Carlos, foi positivo teres interpretado por tuas palavras, não limitando às citações.
Mas podes e deves alargar a informação a outros aspetos dos textos. Pode ser no caderno.